sexta-feira, 9 de setembro de 2016

“REDON”

REDON



Um tema muito pouco falado por estes lados de blog’s de culinária mas cada vez mais presente na realidade do país e das famílias…














Afinal, o que é o REDON?

Lá em casa, sempre fomos educados que a comida é sagrada e por isso não se deve desperdiçar e que quase tudo se reutiliza.

REDON não é mais que: Restos+de+Ontem. 
É a forma carinhosa que a minha madrezita chama à comida do dia anterior.

Não tenho problema nenhum em comer comida aquecida e até me acontece muitíssimas vezes, ao almoço, porque só tenho uma hora de pausa e, com o tempo das viagens, não dá tempo para cozinhar.

Por estas e outras razões, não tenho problemas em assumir que sou adepta do REDON!





Vou contar um episódio de ontem. Fui jantar com umas amigas (x3) a um restaurante novo, muito simpático e acolhedor, com decoração bem diferente do que costumo ver… 

Fizemos os pedidos. Para e entrada busketa e pães d’alho; o prato principal foi bacalhau gratinado com puré de batata, para três, e uma pizza de camarão para uma.

A conversa fluía com a troca de experiências das férias e pormenor de festas e etc (coisas de mulheres quando se juntam)... Entretanto já tínhamos “amarfanhado” as entradas.

A funcionária traz o prato principal e qual o nosso espanto ao ver o tamanho das doses individuais… Ficamos a olhar umas para as outras e constatamos que uma “pingadeira de barro” chegava para as três, alguém até questionou se era mesmo uma dose individual...

Cada uma comeu o que entendeu e, como previmos, sobrou comida. Como é de espectar aquelas sobras iriam para o lixo…

Finda a refeição veio a funcionário, muito simpática, com a pergunta de praxe: “gostaram?/Estava bom?”
Olha para mim e diz: “comer tão pouquinho”. Respondi que era de comer pouco e, com a maior “cara de pau” e descontracção, perguntei se podíamos levar o resto para casa, pois daria para o almoço de hoje.
Assim fizemos!
Acabamos todas por trazer as sobras para casa e combinamos hoje tirar a foto e comentar a publicação com as mesmas (espero que as “pitas” cumpram o prometido, a minha já aqui está).



Seria um CRIME mandar todo aquele bacalhau e camarão para o lixo, certo?
Bem-haja REDON.

E vocês também são adeptos/as de REDON?


Beijinhos,

PATRÍCIA PEREIRA

1 comentário:

  1. Também guardo restos só não levo para o trabalho porque não tenho hora para comer e não teria onde aquecer.
    E acho bem que nos restaurantes se sobra muito se peça para levar para casa senão acabaria no lixo.
    Esta com muito bom aspecto.
    Bom fim e semana

    ResponderEliminar